10 de fevereiro de 2009

taí


Maria do Carmo Miranda da Cunha: a pequena notável, nascida em Portugal mas naturalizada brasileira. E põe brasileira nisso! Foi responsável pela difusão do Samba em terras estrangeiras. Cheia de charme, firmeza e diplomacia, fez a nossa ponte com o Tio Sam e era amiga virtual do Zé Carioca. Temperou o caldo dos gringos, encheu o burro de dinheiro , mas continuava sendo do camarão ensopadinho com chuchu. Pelo menos ela dizia. Pensamos em fazer esse quitute e nos lembramos dela. Deixa só entrar a safra do camarão que a gente faz. Poderosa nos anos 30/40, foi inspiração pra Maria Alcina e Elke Maravilha, diga- se de passagem, ambas muito interessantes também. De certo inspirou a Tropicália.

Se viva, faria 100 anos ontém , dia 9 de fevereiro. Casas e produtores de todo o território tupiniquim prestarão sua homenagem durante o mês do Carnaval. Se não me engano alguma Escola de Samba irá homenageá-la com o Samba Enredo. E nós, singelos apreciadores do Samba, também! Olha só.

Pequenita no tamanho e enorme no carisma, na autenticidade. Seus balangandans são referência até hoje nos trajes de carnaval. Era a própria pinup tropical! Quem é que não sabe dançar como ela? ai,ai. ai, ai... Sempre preocupada com as mãos no south american way!

Ficou 14 anos sem pisar em solo brasuca mas voltou, ainda bem! E assim como quase todas as mulheres famosas, lindas e interessantes, ela tinha as frutas e um pouco mais na cabeça. Tem uma história conturbada, intensa, passional e uma morte prematura e um pouco trágica. Bebia todas, tomava calmante, usava drogas e tinha paus homéricos com o marido, seu empresário, David Sebastian . Não teve filhos com ele e nem com ninguém. Tentou, mas sofreu um aborto natural, que pena... Mas também pudera, formosura, fama, dinheiro de mulher mais bem paga de Hollywood, o mundo e os homens aos seus pés. Enfim, teve casos interessantes com figuras igualmente famosas como Jonh Wayne. Quanto tempo e energia isso consome! Cá entre nós, devia ser a maior balada! O marido ia pirar mesmo… Se bem que ele também devia dar os seus pulinhos lá com a atrizes pinups… Vai saber…Ela nunca se separou dele porque era extremamante “católica” e isso não seria correto. Ave culpa cristã que nos consome e nos impede de fazer algumas coisinhas importantes!

Morreu aos 46 anos em seu quarto nos EUA. Certamente deprimida, naquela noite fez um sarau com amigos queridos, depois se recolheu ao quarto sozinha, tirou a maquilagem, colocou o hobby de chambre, ascendeu um cigarro, bebeu o último drink, pegou o espelhinho de mão se olhou e antes de chegar na cama, caiu morta de ataque cardíaco. Fala! É triste mas é fino! Romantica, parece que ela se preparou e se despediu da vida, fez um ritual de morte. Isso foi em 4 de abril de 55. Arrepiei! E você?

Muita gente pelo mundo, mas muita mesmo, chorou, a sua morte... Houve um discurso em seu funeral em que um amigo seu relata o episódio de ela batizar uma criança pobre e pagã anonimamente. Também era humanizada e sensível. No Rio há um museu em sua homenagem, com pertences, fotos e acontecimentos importantes. Fiquei com vontade de ir. Vou na próxima vez que eu for ao Rio. Não sei se alguém já filmou a sua vida, mas se o fizessem seria algo bem parecido com Maysa, Marilyn, Gia, Cleópatra, enfim essas mulheres adiante do seu tempo que viveram uma vida meio curta, mas fascinante!E nos deixaram um belo legado!

Nossa admiração e respeito! Taí, ela fez tudo pra gente gostar dela e conseguiu!Se estivesse viva, seria nossa convidada! Será que ela viria?

Então vem você! Vem pro Samba dia 15 e dança que nem a Carmem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!