10 de novembro de 2009

Ôôô Iaia... venha ver seus guris aqui em nosso terreiro!


Querido amigos que fazem tão especial esse nosso encontro mensal, é com muita honra e satisfação que receberemos em nosso humilde terreiro três personagens Ilustres de nosso Carnaval, NELSON CSIPAI (Sr. Nelson da Mangueira), Vilas Boas e Bal do Bar Mangueira.

Nossos homenageados ( Nelson e Vilas ), juntos com NELSON Dela ROSA e CARLINHOS DAS CAMISAS, compuseram o samba enredo Campeão do Carnaval do Rio de Janeiro de 1998, “Chico Buarque da Mangueira” – Tá bom pra você????

Além do fato do tema central do samba enredo ser simplesmente Chico Buarque de Holanda e, depois de uma verdadeira epopéia envolvendo viagens semanais para o Rio (no ônibus com a batucada da galera de Itaquera, Penha e Ipiranga ) para a eliminatória do samba enredo, um grupo de compositores formados por membros Paulistas venceu uma disputa de samba enredo da Mangueira e ainda, pra encerrar qualquer discussão se Paulista entende ou não de samba (que me desculpe Vinícius, mas falou besteira), sagraram-se os campeões do Carnaval no Rio de Janeiro de 1998, lembrando ainda que a Mangueira estava 11 anos sem ganhar o Carnaval Carioca.

Em toda conversa sobre a conquista, eles sempre ressaltam toda a força recebida pelas comunidades de Itaquera, Penha e Ipiranga e pelos amigos Zé Roberto, Bariri, Wilson Pereira e Nelson Feitosa.

Mais estórias sobre a História...

Nossos homenageados fizeram o primeiro samba enredo para a Mangueira em 1996, mas por motivos burocráticos não puderam sequer escrever o samba para o pleito.

Já no ano de 1997, fizeram um samba que só caiu na semi-final, por motivos alheios a qualidade do mesmo e que não convêm no momento qualquer comentário, até em razão do maior legado deste ano foi o de terem conhecido o nosso amigo e Sambista Convidado da Roda, o Grande Bal!

O Bal ,(que hoje segura a Lira do samba no tradicional Bar Mangueira em SP) junto com a rapaziada da Penha e de Itaquera, ia animando a galera com grandes sambas, de Sampa até o Palácio do Samba sem deixar a batida cair um minuto, entregando a rapaziada em ponto de bala pra soltar o gogó na cadência da Bateria nota 10 da Mangueira - Salve, Salve a Surdo Um!!!!

Em 2002 fizeram a última participação na disputa do samba enredo.

*Um pouquinho de cada um de nossos homenageados:

O Vilas Boas, que já foi Diretor da Imperador do Ipiranga e, tem uma longa história de amor pela nossa querida Estação Primeira.

Todo mês de fevereiro, isso a mais de 20 anos, é figura garantida na Avenida reverenciando o estandarte Verde e Rosa.

Como ele mesmo diz, “Desfilar na Mangueira é cláusula que consta até do meu contrato pré-nupcial”!!!

Sr. Nelson, debutou na Verde e Rosa em 1967 no histórico desfile em homenagem a Monteiro Lobato.

Daí, mais uma razão pra gente comemorar a presença dele em nosso samba, pois esse parceiro e amigo de Luis Carlos da Vila e de tantos outros bambas do samba, completa 43 anos de Mangueira no ano de 2010.

O nosso querido Bal é sambista residente do famoso Bar Mangueira em Sampa e reduto de bambas do samba paulista e carioca. Esse Ilustre cidadão da Penha irá nos brindar com seu talento, simpatia e potente voz.

Vale lembrar ainda que o Bal (junto com seus parceiros de roda) promove um projeto social muito legal chamado “Samba da Maria Zélia” que leva grandes sambas pra toda comunidade da Zona Leste de Sampa.

Nossos mais do que especiais convidados estarão juntos com a rapaziada do Grupo Casa Caiada, cantando e contando todas as belezas do tão famoso Cenário Verde Rosa, exaltado por todos os amantes do samba.

Por isso galera, não percam domingo 15 de novembro a oportunidade de escutar todos os sambas, passagens, estórias engraçadas, que esses amigos tão especiais têm para nos contar!

Salve a Estação mais linda do mundo!!!

Por Thiago de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!