13 de novembro de 2012

Samba, futebol e Consciência Negra

Um salve geral pra essa gente bonita que acompanha a nossa festa!

Semana curta é uma delícia, não é? Com um feriado duplo (para algumas pessoas mais sortudas) então... Dá para se sentir de férias! Proclamação da República na quinta-feira e Dia da Consciência Negra na terça seguinte!

Melhor ainda quando o clima de férias vem coroado com o samba mais gostoso de todo o mundo (ok, ok... aqui a modéstia passou longe! :D): Domingo, dia 18, tem Escuta o Cheiro pra gente se esbaldar!

E a equipe do Escuta o Cheiro quer, humildemente, fazer uma homenagem ao povo que trouxe tantas coisas pra nossa cultura.

O feriado do dia 20 marca o aniversário de morte de um grande herói brasileiro: o grande Zumbi. Nasceu livre na cidade de Palmares, em Alagoas (em um quilombo do tamanho de Portugal, dá para imaginar?), foi capturado aos seis anos, mas sua alma sempre foi livre! Aos 15 anos retornou (fugido) ao seu local de origem e lutou bravamente pela liberdade de seu povo até os 40 anos. Morreu, mas o seu ideal se manteve vivo e esse senhor se tornou símbolo de resistência e luta contra a escravidão e pela liberdade de culto, religião e prática da cultura Africana no Brasil!
 

E não tem como falar da cultura negra brasileira e não falar de samba, não é?A raíz do estilo mais brasileiro de música está lá no Congo e na Angola, países de onde vieram a maioria dos escravos que acabaram no Brasil. E os nossos sambistas sempre fizeram questão de marcar isso nas suas músicas.



Por isso, os nossos meninos do Casa Caiada já prepararam uma lista de sambas especialmente para essa data e te garanto: está imperdível!

E falando de Brasil, a gente fala de mistura, não é mesmo? Então pra terminar a homenagem, um vídeo da saudosa Clara Nunes, a branca mais negra que já existiu!



Então estamos combinados, certo? Domingão agora, dia 18 de novembro vem cantar com a gente!!!

P.S: Quando a gente fala de Brasil, principalmente para os gringos, sempre vem a imagem de samba e futebol, não é mesmo? E a Copa está aí, batendo na porta. O Casa Caiada juntamente com o Thiago de Souza fieram um samba extremamente bem humorado, crítico e muito inspirado sobre a nossa Copa caríssima, já viram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!