15 de maio de 2014

Mama Africa

Salve, Salve!

No sertão, mãe preta me ensinou
Tudo aqui nós que construiu
Filho meu, tu tem sangue Nagô
Como tem todo esse Brasil
(Clara Nunes)

Mês de maio, mês da abolição da escravidão no Brasil. 126 anos da Lei Áurea, que a gente comemora com um pedido de desculpas, né? Aqui na nossa festa, a gente vai comemorar a beleza em forma de festa e música que os nossos ancestrais africanos trouxeram para o Brasil. Domingo é dia de samba!
A palavra Samba vem de uma lingua africana que se chama quimbundo e é a junção de duas palavras: Sam = dar Ba = receber. Que bonito isso, não é? Tem outras histórias diferentes sobre a origem da palavra, mas é essa que a gente aqui mais gosta e acha que tem ligação com a nossa festa. Porque o dar e receber aqui é quase o nosso lema! rs Pra gente, o Escuta o Cheiro é uma eterna troca. De energia boa, de abraços e sorrisos e de festa. Por isso a energia aqui é sempre contagiante: a gente dá o que é bonito da gente e recebe o que é bonito de vocês. E assim seguimos felizes, não é mesmo?


E continuando a nossa homenagem a nossa Mãe Africa, qual é a comida mais Afro-Brasileira que existe? E a que mais combina com um samba no quintal? Pois é, é ela mesma, a nossa querida (e deliciosa) Feijoada! E a nossas queridas tias da Cozinha estão aqui remexendo o caldeirão para preparar essa delícia para a gente.



E as nossas Tias não escondem o jogo não: entregam a receita com gosto, para quem quiser fazer uma igualzinha em casa, depois do Escuta:

RECEITA DE FEIJOADA PARA 30 PESSOAS

3 quilos de feijão preto
2,5 quilos de lingüiça calabresa
300 gramas de bacon
1,8 quilos de carne seca
5 unidades de paio suíno
2,5 quilos de lingüiça fresca toscana
1,50 quilos de costelinha de porco salgada
3 quilos de costelinha suína fresca
2 kg de pernil
2 kg de cebola
2 cabeças de alho
20 copos de arroz (mais ou menos 4 quilos)
Folhas de loro a gosto na feijoada
10 maços de couve
2 laranjas
2 quilos de farofa pronta

Molho para Feijoada:

Pimenta dedo de moça
Cebolinha – um maço
Salsinha - maço
2 kg de tomate
500grs de cebola
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 vinagre
500ml de azeite



MODO DE FAZER

Lave o feijão e coloque de molho duas horas antes de começar a fazer a feijoada. Corte a carne seca em cubinhos, também as costelinhas salgadas, as defumadas, as peles, os rabos, as orelhas e tudo o que for salgado e coloque tudo para ferventar. Jogue fora a água. Coloque as carnes ferventadas na panela de pressão com o feijão e o resto das carnes, exceto as costelinhas frescas e as lingüiças frescas. Deixe ferver por mais ou menos 30 minutos.

Como a feijoada é grande você deverá cozinhar os ingredientes esses 30 minutos em várias etapas. A cada etapa cozinhada você vai despejando em um panelão, para depois de tudo estar no panelão continuar o cozimento.

Antes de efetuar a primeira cozinhada de 30 minutos na pressão para despejar no panelão é preciso preparar esse panelão da seguinte maneira: - Frite 3 cebolas picadas miudinha em meio copo de água e uma cabeça de alho amassado. Com a fritura pronta pode ir despejando as paneladas de pressão cozidas. Depois de ter cozinhado na pressão todo o ingrediente e colocado no panelão, coloque a lingüiça fresca e as costelinhas frescas, que deverão ser fritadas levemente antes de se misturar com os demais ingredientes.

Tampe a panela e deixe ferver até engrossar o caldo e as carnes estarem cozidas.

Delicia, não???
Então é isso, venha curtir uma roda de samba com a gente, neste domingo!
Nossos portões se abrem as 12h00 e o samba rola solto das 14h00 as 18h00, sem intervalo! Quer uma mesa bacana, debaixo das nossas árvores? Chegue cedo!
A entrada custa 15 dinheiros e as comidas e bebidas são cobradas a parte. Só aceitamos dinheiro e cheque tá?
Um abraço apertado cheio de boas energias e até domingo, pessoal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!