27 de novembro de 2008

dia 2 é o dia do Samba. Cumprimenta!


Foi num dia 2 de dezembro que Ary Barroso foi à Salvador pela primeira vez. Curiosamente depois de ter homenageado a cidade com a música " Na Baixa do Sapateiro" sem nunca tê-la conhecido! De certo alguma baiana retada já tinha se embolado lá pros lados dele. Vai saber o que é que a baiana tem!?! O fato é que a visita foi tão marcante que o vereador Luis Monteiro da Costa, contrariando o ritimo baiano de ser, resolveu rapidinho propor ao governo federal que todo o dia 2 de dezembro fosse oficialmente O DIA NACIONAL DO SAMBA e conseguiu!
Isso foi em 1963 e de lá pra cá o Brasil inteiro se rende à batucada neste dia.
Em Salvador as comemorações rolam no Pelourinho com a presença de muitos bambas.
No Rio, além de todo o samba que a cidade respira, tem o Pagode do Trem. Houve um tempo em que sambista era perseguido pela polícia. Marginal, o coitado do samba pegava o trem na surdina. Nesse tempo as rodas aconteciam dentro dos vagões pra despistar oshome. E foram ficando tão boas, que hoje fazem parte do calendário oficial da cidade. Faz desaforo pro samba, faz!
Em São Paulo, vai pro Bexiga pra ver!
Aqui na tímida e charmosinha Campinas vão rolar algumas coisinhas também! Toda a programação dos bares deve estar voltada pro samba. Dá uma olhada no que rola no Tonico´s, na Casa São Jorge e nas rodinhas por aí, que serão as melhores pedidas! Só tem que procurar!
Quer uma dica? No próximo dia 8, segundona gorda de feriado, a partir do meio dia, vai rolar aqui na Vila Industrial o 1o. ENCONTRO DE SAMBISTAS DE CAMPINAS E REGIÃO. O evento contará com a participação de 40 bambas passeando pela Roda a tarde inteira. Quem promove é Silo Sotil (coisa nossa!), Helder Bittencourt e Adriano Dias.
Serviço
1o. ENCONTRO DE SAMBISTAS DE CAMPINAS E REGIÃO
Local: Escolinha de Futebol Umbro - Rua Francisco Theodoro,299 - Vila Industrial
Veja o site da escolinha - www.usccampinas.com.br ou liga 19 32725749 pra saber como chegar.
Entrada R$10.
ou...Manda um e-mail pro Silo: silosotil@hotmail.com , fica sabendo e cai pra lá!
Falando em roda... o ESCUTA O CHEIRO presta a sua homenagem no dia 21. Com toda finura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!