21 de abril de 2009

mais um de nossos heróis


acho que foi por esse cara que a mulata e a ruiva se engraçaram

historinha
Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes permaneceu, após a Independência do Brasil, uma personalidade histórica relativamente obscura, isto porque, durante o Império, os dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II, pertenciam à casa de Bragança, sendo, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I, quem havia emitido a sentença de morte de Tiradentes. Foi a República – ou, mais precisamente, os positivistas que presidiram sua fundação – que buscaram na figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do Brasil, mitificando a sua biografia. Daí a sua iconografia tradicional, de barba e camisolão, à beira do cadafalso, vagamente assemelhada a Jesus Cristo e, obviamente, desprovida de verossimilhança. Veja só: como militar, o máximo que Tiradentes poderia no máximo ter ostentado, antes de ser preso, era um discreto bigode. Certamente, na prisão, onde passou os últimos três anos de sua vida, foi obrigado a raspar barba e cabelo para evitar os piolhos. E tem mais! O nome do movimento, "Inconfidência Mineira", e de seus participantes, os "incofidentes", foi dado posteriormente, denotando o caráter negativo – inconfidente é aquele que trai a confiança.
pulinhos por aí
Tiradentes nunca se casou, mas teve dois filhos: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a ruiva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica. Atualmente, foi concedida à sua tetraneta uma pensão especial do INSS no valor de- pasmem!- R$ 200,00, o que causou polêmica sobre a natureza jurídica deste subsídio, mas foi solucionado pelo STF.
e a história ficou assim
Atualmente, onde se encontrava sua prisão foi erguido o Palácio Tiradentes, onde foi sua cabeça e seu corpo esquartejado foi exposto em Minas (que horror!) fundou-se a Praça Tiradentes. Em Ouro Preto, na antiga cadeia, hoje há o Museu da Inconfidência. Tiradentes é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sendo considerado Herói Nacional.
deu samba
No samba, foi homenageado pela Império Serrano em 1949 com o enredo “Exaltação a Tiradentes” composto por Penteado e Mano Décio da Viola.

“Joaquim José da Silva Xavier
Morreu a vinte e um de abril
Pela independência do Brasil
Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais
Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais
Joaquim José da Silva Xavier
Era o nome de Tiradentes
Foi sacrificado pela nossa liberdade
Este grande herói”


Aproveita que você descansou bastante neste feriado e faça-nos uma visitinha no domingo agora! Aposto que você vai se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!