13 de agosto de 2009

samba de sobra no direito e no avesso


Espanta mau olhado
Mês do Cachorro Loco, da Bruxa da Aviação, das Noites do Terror no Play Center , lembra? Pois então vou te contar porque o coitado do agosto tem fama de malvado.
O pobre foi batizado de agosto por César Augusto de Roma. Na época o sujeito era vitorioso e quando conquistou o Egito foi promovido a cônsul . Pra não dar mole pro Júlio César de julho, batizou o mês em sua própria homenagem . Fino!
Porém, foi justamente entre os romanos que agosto foi considerado azarento, o motivo não se sabia muito bem… O pessoal acreditava que havia um dragão malvado, cuspidor de fogo no céu e por isso que as coisinhas davam errado. Mais tarde se ligaram que tratava-se da constelação de Leão, visível no céu do hemisfério norte neste período do ano.
Agosto em Portugual era o mês em que saiam as grandes expedições navegantes. Uma mulher que se casava em agosto, coitada, ficava sem o marido e se marcar sem a lua de mel e se o gajo se desse mal nas conquistas, perigava até ficar viúva. Por isso o dito popular “ casar-se em agosto, traz desgosto”.
E não pára por aí não, vai vendo... Na Argentina lavar a cabeça em agosto chama a morte, na África no dia 24 de agosto o diabo anda solto, na França o mesmo dia 24 lembra o Massacre de São Bartolomeu que matou dezenas de pessoas. Luto. No dia 14 de 1831 os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia. Luto de novo. No Marrocos, em 14 de Agosto de 1844 a França invadiu o país. No Cambodja, em 11 de Agosto de 1863 a França tomou a nação. Na Alemanha, em 3 de Agosto de 1932 Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor. Na China, em 8 de Agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim. No Japão, nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas. Só desgraceira....
No Brasa é mês de vacinação contra a raiva. Cuidado com o cachorro louco! Pra prevenir do azar e espantar o cão desgovernado é bom andar com a roupa no avesso!
Escuta, escuta, escuta

Pra nós aqui Agosto é mês de celebrar! Celebrar o sucesso do Projeto e do CasaCaiada! Celebrar o aniversário dos leoninos e virginianos e entre eles estamos eu, Tat, e a Paulinha Ubinha! Viva!
A Roda do dia 23 tem samba de sobra com os nossos pupilos. E olha só, o grupo CasaCaiada se formou há exatamente onze meses, se lançou neste Projeto e de lá pra cá e só alegria pra nós e pra eles!
Com todo respeito pelo samba, os meninos trabalham duro e já marcaram seu lugar ao sol. Estão felizes, em estudio gravando o primeiro cd com um repertório bonito que só vendo! Nessa pegada do samba tradicional, o trabalho tem composições de Silo Sotil, Zé Siqueira, Bruno Ribeiro, Fábio Sampaio, Tio Beiço, Armando Moreli, Zeza Amaral, Marrom, Valdir da Fonseca e Adriano Dias. De todos esses sujeitos, a maioria já esteve na nossa roda. Você que é nosso chegado certamente já ouviu e até canta junto. E se não conhece ainda, não deixa passar essa oportunidade! Vem pra cá dia 23!
Na cumbuca
Pra não fugir à tradição faremos dois pratos paulistas: Cuzcuz Paulista com salada de rúcula e Caldo de Ervilha com linguiça e hortelã.
Anota aí as receitinhas!
Cuzcuz Paulista
Refogue 1 cebola grande e 2 dentes de alho no azeite, acrescenta 6 tomates sem pele e sem semente, como se fosse um molho. Depois bote 4 latinhas de sardinha (sem a espinha) e refoga mais um bocadinho. Aí vem 200g de ervilhas frescas, 200g de milho verde pré cozido, 200g de azeitona verde ou preta, muito cheiro verde, pimenta e sal. Se o refogodinho estiver meio sêco ponha um pouquinho de água fervente. Prove e acrescente 0,5kg de farinha de milho e 0,5kg de farinha de mandioca em flocos grandes. Cozinha tudo mexendo sempre até tudo ficar bem incorporado e cozido. Unta uma forma com um pinguinho de azeite, coloca rodelas de ovos cozidos no fundo e o cuzcuz bem ajeitadinho. Depois de frio, desenforma e parte pro abraço!
Caldo de Ervilha com linguiça e hortelã
Cozinhe 500g de ervilha sêca partida, aquela do pacotinho, em 4l de água com 2 dentes de alho. Não precisa ser na pressão. Quando estiver cozida, processe e volte pra panela com um pouco de água fervente, se necessário. Acrescente 500g de linguiça calabresa (aferventada e sem pele) em rodelas e deixe ferver um pouquinho. Acerte o sal e coloque um maço de hortelã fresca picadinha ( só as folhas, sem o talo) e sirva. Pimentinha à gosto do freguês!
Combinado então! Dia 23, ao meio dia, com sol, cerva gelada, comidinha paulista, gente bonita, jabuticaba e samba no pé! Vembora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!