14 de dezembro de 2009

A história de um Grande Império


Lá pelos idos 1993 o Sr. Dailson, também conhecido por Caçapa, teve a idéia de fundar uma Escola de Samba no bairro da Casa Verde.
Depois de muito papo, viu que, mais importante do que organizar um cordão, seria conseguir um patrono para o Grêmio.
Daí nasce a figura de Francisco Plumari Júnior. Após as reuniões acontecidas na Associação Saldanha da Gama e no Vasco da Gama, formou-se uma Diretoria.
Deste ponto, se fez a sede social da Agremiação, com endereço na Rua Ouro Grosso, local este cedido pelo Sr. Francisco, ou Chico Ronda, como era também conhecido.
O nome Império surgiu da idéia de expandir os domínios da Escola para além da Avenida e do Carnaval, promovendo atividades e projetos sociais e culturais durante o ano todo para a comunidade que recepcionou com tanto carinho a Agremiação.
Finalmente, aos 27 de fevereiro de 1994 foi fundada a G.R.C.S.E.S. Império de Casa Verde, tendo seu desfile inaugural no ano de 1995, mandato do então Presidente o SR. Carlos Alberto de Souza, indicado pelo saudoso Padrinho da Escola, o Seu Chico, condecorado, a época, como presidente de honra da entidade, posteriormente empossado presidente da mesma em 1999, em razão do falecimento do senhor Carlinhos.
A Império é Campeã desde que debutou.
Conquistou três títulos em seus três primeiros anos, tornando-se a coqueluche do Carnaval Paulista.
Com apenas quatro anos de história, a escola já estava desfilando ao lado das mais tradicionais escolas de samba paulistanas.
Em 2005, com o enredo “Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós” foi Campeã do Carnaval Paulista no Grupo Especial com um desfile exuberante reafirmando o status de Grande Escola que detinha desde sua criação.
No ano seguinte, novamente Campeã do Carnaval Paulista com o enredo “Do boi místico ao boi real – De Garcia D’ávila na Bahia ao Nelore – O boi que come capim – A saga da pecuária no Brasil para o mundo”. A partir daí já não pairavam dúvidas quanto à magnitude da Escola e a mesma se sedimenta como uma das grandes Escolas de Samba de nosso País.
Em 2009, presenciei tal fato, a Império, comemorando seus 15 anos de existência, fez um desfile maravilhoso, fechando o carnaval Bandeirante com um Tigre de 55 metros que é considerado a maior alegoria articulada da história do carnaval.
O que será que eles vão aprontar esse ano na avenida?
O enredo eu já te conto, “Itu, Fidelíssima Terra de Gigantes.”
É redundância dizer que será um GRANDE desfile, né??


Por Thiago de Souza (infos. obtidas na página virtual da Império de Casa Verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!