12 de fevereiro de 2014

Quem vai batucar na nossa cozinha

Oi gente!
Vocês não tem ideia do orgulho e admiração que a gente tem por nosso convidado da cozinha deste mês!

Jornalista gastronômico e chef autodidata, o Manuel Alves Filho já fez um batalhão de cursos livres de gastronomia. O Mané contou que começou a cozinhar com 10 anos, fazendo arroz, feijão, bife acebolado e abobrinha refogada e com os anos foi aprimorando, aprimorando, aprimorando....


O mais legal: além de bater panelas, o Mané ainda ajuda a organizar eventos com o objetivo de valorizar a cultura gastronômica! É um dos criadores do evento "Chefs na praça", simplesmente o maior evento gastronômico de Campinas e um dos idealizadores do movimento em favor da revitalização do nosso Mercadão.
Bacana né?
E como ele sabe que saco vazio não para em pé, olha só o que ele vai preparar para a gente:

Favada de bamba

Ingredientes

1 kg de favas (branca ou rajada)
200 gr de calabresa
200 gr de linguiça portuguesa
200 gr de costelinha defumada
200 gr de costelinha fresca
100 gr de bacon
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
Cebolinha picada a gosto
Coentro picado a gosto
1 pimenta dedo-de-moça
Sal o quanto baste

Modo de preparo

Afervente a fava duas vezes, por cerca de 10 minutos, para tirar o seu amargor. Reserve. Em uma panela grande, frite o bacon. Em seguida, junte a costelinha fresca e deixe que doure. Na sequência, adicione as demais carnes para quem também tomem cor. Posteriormente, deite a cebola, o alho e a pimenta e espere que refoguem. Por fim, coloque as favas e água suficiente para cobrir todo o prato. Tampe e deixe cozinhar em fogo amigo até que os grãos fiquem macios e o caldo, denso. No momento de desligar, coloque a cebolinha e o coentro. O cozimento deve demorar umas duas horas. O preparo pode ser acelerado se as favas forem cozidas na pressão. Sirva com farinha de mandioca e/ou arroz branco.
Hummmm... já deu água na boca!

Quando? Domingo agora, dia 16/02
Que horas? A partir das 12h00
Onde? No Escuta o Cheiro! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!