1 de fevereiro de 2011

Previsões Alegóricas...

por thiago de souza para o projeto escuta o cheiro

O Carnaval chegou! Ensaios pegando fogo em meio a toda essa água que o céu nos manda...

Os sambas se acertando, os diretores de harmonia e carnavalescos com os nervos à flor da pele e os ensaios técnicos dando as primeiras ideias de como as Escolas de Samba descerão as avenidas.

Deixo com vocês meus pitacos de quem acredito que se destacará nas passarelas.

No Rio:

Minha Estação Primeira de Mangueira vem com o enredo “Filho Fiel, Sempre Mangueira” na justíssima homenagem ao centenário do Mestre Nelson Cavaquinho, reparando, de alguma maneira, o desprezo ao Centenário de Cartola. Vai desfilar junto às campeãs e se o samba pegar na avenida tem boas chances de chegar.

A Beija Flor traz à avenida “A Simplicidade de um Rei” cantando nada mais nada menos que o Roberto Carlos. Fica entre as duas! Claro, isso é muito mais do que simples previsão. Desde 1998 (excetuando o ano de 2006 que ficou em quinto lugar) a beija Flor fica entre as 3 primeiras tendo vencido em 6 oportunidades e vice em 5.

A Unidos da Tijuca com o Carnavalesco da moda Paulo Barros vem nos contar sobre o estranho mundo de José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, com o enredo intitulado “Esta Noite Levarei sua Alma”. O samba não é lá essas coisas, mas, quero ver o que o Paulo e a Bateria nota 10 da Tijuca vão aprontar na Marquês. Entre as três.

No acesso o destaque e torcida é para que o Velho Estácio de Sá, berço do samba, com seu enredo “Rosas” volte ao Grupo Especial das Escolas do R.J..

Em Sampa:

O equilíbrio deve ser maior por esses lados.

A Império de Casa Verde vem com tudo no enredo "Samba, Sabor Cerveja”. Se preparem para ver o carro alegórico mais suntuoso do carnaval deste ano. O barracão construído para o carro é gigante!!! Estarei lá ao lado das minhas Baianas tão amadas, comemorando os 10 anos de coordenação da ala pelas queridas Dna. Odete e Dna. Edna, fechando o desfile do grupo especial. Entre as 3.

O Rosas de Ouro traz o enredo "Abre-te sésamo, a senha da sorte" contando sobre nossa relação com a sorte. Entre as 5.

O Cordão da Saracura da Bela Vista, o tradicionalismo Vai Vai, irá homenagear o maestro João Carlos Martins no enredo “A Música Venceu”. Entre as 3.

A Mocidade Alegre traz o enredo “Carrossel das Ilusões” cantando a beleza do imponderável, da ilusão contida no que está por vir, dos anseios do futuro incerto. A sinopse é bem interessante, mas, não achei que o samba está no esquadro desta. Entre as 4!

Vila Maria, que é sempre candidata, traz o enredo “Teatro Amazonas – Manaus em Cena”. Vem forte e deve ficar entre as Campeãs.

Correndo por fora, mas, nas cabeças, não vou me surpreender em ver minha mais do que querida Pérola Negra desfilando entre as campeãs. Nosso querido cordão está de Diretor de bateria novo (Mestre Bola) e se vê nos ensaios uma pegada bem diferente, muito mais vibrante e equilibrada. O Douglinhas, que pra mim é um dos melhores intérpretes do carnaval, vai puxar o Pérola pelo caminho da vitória (como ele mesmo diz)!!! Meu Padrinho Marrom estará ao seu lado interpretando o bonito samba de Enredo “Abraão, o Patriarca da Fé”, com a benção de Seu Zé, com nossa querida amiga Pri Amorim, o cavaco afiado do meu parceiro “Tigrão”, Michel e companhia. A nossa Ala dos Amigos do Seu Zé já está vendendo as fantasias (informações www.botecoseuze.com.br).

No acesso o destaque é o Cordão do Camisa Verde e Branco que trará ao Anhembi o Enredo Paulista Viva, Veste a Camisa, a mais Paulista das Avenidas.”. Meu parceiro Celson Mody, que está junto com o Douglinhas no rol dos melhores intérpretes do carnaval, vai trazer o tradicional pavilhão de volta ao Grupo Especial, lugar de direito do Trevo da Barra Funda e, que se diga, jamais deveria ter saído. Campeã do Acesso!!!

Dia 20 a gente fala mais de samba e de carnaval.

Beijão pra todos,

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

molha o bico!