12 de março de 2011

a música venceu

por thiago de souza para o projeto escuta o cheiro



Carnaval em março é esquisito, não?

Frio com cara de outono e um carnaval mais ou menos nesse clima.

Muitas agremiações tiveram problemas com alegorias, evolução e harmonia, além de sambas meio suspeitos ou com alusão clara aos patrocinadores.

Em minha opinião, três foram os destaques daqui...

O cordão do Vai Vai mereceu seu 14º campeonato com a linda homenagem a João Carlos Martins com o enredo “A música Venceu”, posso dizer que além da música a emoção também venceu! Parabéns Saracura!

A Mancha fez um desfile muito técnico e certinho e deveria ter ficado entre as três, não achei legal a Tucuruvi levar o segundo lugar, não pelo lindo enredo homenageando o Nordeste, tampouco, pelo bonito desfile, mas sim pelo samba que em seu refrão que lembrava muito, muito, muito ao do Lequinho e do Amendoim que na Mangueira fizeram sob o enredo Brazil com "Z" é pra Cabra da Peste, Brasil com "S" é a Nação do Nordeste”. Ainda acredito que o samba é o espírito do desfile.

O Pérola Negra fez um desfile emocionante, levantou a galera, mesmo tendo desfilado logo após o Vai Vai, o que pra quem não sabe é muito complicado fazer, fechou o primeiro dia de carnaval com muita honra. Por isso achei que injusta sua 11ª colocação, assim como injusta a 12ª da minha querida Império de Casa Verde.

Aliás, quero deixar registrado o meu enorme agradecimento a Ala das Baianas na figura das Coordenadoras da Ala Sras. Odete e Edna, assim como por suas diretoras Beth e Cassia por terem me agraciado com o título de Patrono da Ala das Baianas, bem como pelo carinho despendido a mim e minha mãe. Mesmo com tamanha dificuldade o desfile das baianas foi maravilhoso. Declaro eterno amor e gratidão às baianas da Império de Casa Verde!!!

Registro Final SP:

Parabéns ao meu irmão e parceiro Celson Mody por ter levado nosso cordão do Camisa Verde e Branco de volta ao grupo Especial. Fui testemunha da dedicação desse cara ao pavilhão do Trevo da Barra Funda e sinceramente espero que todos da Diretoria se lembrem disso no carnaval do ano que vem... “quem roeu o osso merece comer o filé”, tá dado o recado!

Pedido Final SP:

“AHHHH MULEQUE!!!”...

Meu querido parceiro Douglinhas Aguiar anunciou sua aposentadoria do carnaval. Assim como toda a Vila Madalena, peço em nome dos amantes do samba, bem como dos amigos e organizadores do Escuta o Cheiro que reconsidere essa triste decisão e siga levando o Pérola Negra “pelo caminho da vitória” ano que vem.

No Rio

Como previ o carnaval seria disputado por Mangueira, Unidos da Tijuca e Beija Flor.

Fiz samba pra mangueira esse ano e desde a entrega do mesmo percebi que nesse carnaval a Mangueira chegaria. Na final da disputa do samba, o vencedor foi rechaçado pela comunidade que preferia claramente o samba do mestre Hélio Turco, Bombeiro e Cia., o qual foi derrotado pela galera de Sampa (Alemão do Cavaco, Xavier, Rifai e Cia.). O samba foi acertado e ele aconteceu na avenida. Foi o desfile mais emocionante do carnaval sem dúvida nenhuma. Como falei acima, acho que o samba é a alma do desfile e o desfile da Mangueira foi o mais forte neste sentido. Outra coisa, a Bateria nota 1000 da Mangueira, a Surdo Um deu a maior paradinha da história da Sapucaí. Como teve jurado que não deu dez?!?!

Veja o que acha: http://www.youtube.com/watch?v=ZFqKGKfdqyI&tracker=False

Da U. da Tijuca foi legal, mas não acho que o samba era digno de um campeonato, assim como não foi o da Beija Flor.

A Beija Flor fez um desfile impecável, como sempre é verdade, mas achei que ele teve a cara da Rede Globo. Não sei se digo isso em razão de não ser fã do monopólio da dita emissora ou por compartilhar da opinião Madrinha Beth Carvalho que acha que o Roberto Carlos não é Rei coisa nenhuma da música brasileira, mas o fato é que não gostei.

Enfim, me parece que se em São Paulo “A música venceu”, no Rio quem venceu foi a Globo.

Registro Final.

Parabéns pelos lindos desfiles da Super Campeã Portela, Grande Rio e minha querida União da Ilha do Governador.

Obs: Não fiz qualquer menção ao carnaval de Campinas, pois não participei da festa.

Gostaria muito de conhecer melhor as agremiações daqui e de quem sabe fazer uma ponte entre as escolas de São Paulo que transito, bem como na Mangueira da qual faço parte da ala de compositores.

Beijão pra vocês, bom início de ano (rsrsrsrs) e nos vemos dia 20/03.

Thiago.

7 comentários:

  1. Olá Thiago como vai? meu nome é Israel, sou presidente do bloco União da Vila Orosimbo Maia e sou da Diretoria da escola de samba Estrela D' alva, aqui de Campinas. Vamos manter essa ponte sim com as agremiações de São Paulo. Meu e-mail é ijmoreira1@gmail.com

    Abraço

    Israel

    ResponderExcluir
  2. “Porque eu acho que venceu...
    Teve chuva prévia. Grossa, pesada na cabeça coberta por um plástico fino. Chuva entrando pelo sapato apertado que decolou parte da sola 2horas antes do desfile. Água que no meu explendor de plástico e arame tornou-o 20quilos mais pesado, marcando o ombro e deixando roxo só o lado esquerdo.
    Das penas amarelas sobraram só fiapos sem forma e do bom humor habitual, sorriso amarelo de canto...
    E teve espera. De 4horas na beira do córrego que coma chuva fedia mais do que o normal. Atraso porque o carro quebrou, porque a escola anterior atrasou porque o mundo se perdeu - e tudo embaixo da chuva, citada acima.

    E do incômodo de estar molhada, cansada, com sono, fome e sóbria entramos na Sapucaí com fogos no ar, brilho refletido nas poças de chuva na concentração.
    Então vi ao redor milhares de pessoas. Na sua maioria cantando como se o samba fosse hino, uma rosa em punho e lágrimas nos olhos reverenciando – concorde ou não - um Rei. O verdadeiro espírito do samba. Não de comunidade, comunitário. Democrático. Mais popular que Roberto Carlos - impossível.
    E cantavam para uma Rainha também, Hebe vinha a minha frente em um carro-coração que deixei de ver nos primeiros 20segundos de avenida. A sensação é que cantavam para mim também. Se era ou não, prefiro não ter certeza – mas aceitei todo aquele “amor do mundo”.
    Não vi mais nada, não senti mais nada. E se mal me lembro como cheguei à dispersão, do cansaço prévio, nenhum sinal.
    Bendita adrenalina. Sei que foi um "momento lindo".
    E nos minutos que pareceram segundos, atravessamos o mar (parafraseando a concorrência) de gente desconhecida que acenava em ritmo de "JÁ GANHOU!!"... Ganhou mesmo!
    Ganhou na energia que vem desse homem e para esse homem. Algo inexplicável mas contagiante.
    Tão forte que era possível sentir na ponta dos dedos a força do amor que estava ali. Para ele, par aa Hebe, para mim.
    E assim, como tentava dizer no começo:
    Como explicar para me fazer entender?
    Se era o samba, se era o “Rei”, se era o sol que nascia, se foi o peso da tradição... Em algum momento chorei, sem entender.

    Porque sim, “são, muitas emoções”

    ResponderExcluir
  3. Grande Israel, te mandei um e-mail, viste?
    Bração!
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Sá, és tu mulher?!?!?!?
    Sou de uma Nação/Comunidade que tem a Bateria mais maravilhosa do mundo a qual mereceria mereceria um 9!!! Sobre reinado, lá em Mangueira nosso Rei é um "Rei Vadio" chamado Nelson Cavaquinho!!!! rsrsrsrs
    Bjão meu anjo e a descrição do seu desfile foi linda, parabéns!
    T.

    ResponderExcluir
  5. ...e existe alguem mais prolixa no mundo: impossivel..ahahaha

    ResponderExcluir
  6. Retificando minha msg acima:
    Sá, já sei que és tu!!!
    Olha só, achei muito estranha a nota 9 da Surdo Um, que diga-se, nunca mereceu tal nota, menos ainda por conta da paradinha (que foi um dos momentos mais emocionantes dos desfiles dos últimos anos).
    Vc não é prolixa, mulheres que amam o R.C. são "detalhistas"! rsrsrs
    Bjão e saudade!!

    ResponderExcluir

molha o bico!